Franquias Lucrativas » Dicas de Franquias » Dicas para Abrir um Negócio Próprio

Dicas para Abrir um Negócio Próprio

Tornar-se um empreendedor pode parecer simples, mas um negócio próprio exige um bom planejamento.

Fazer os próprios horários, ser seu próprio chefe, não “dar satisfação a ninguém”. Este é o sonho de muitas pessoas, mas é preciso analisar muito bem a situação. Em primeiro lugar, um empresário precisa dar muitas satisfações: aos fornecedores, bancos, clientes e empregados. Portanto, um negócio próprio exige muito mais dedicação do que um simples emprego.

Como Abrir seu Próprio Negócio

Negócio Próprio

É preciso pensar também na capacitação. São muitos os dotados com qualidades, mas poucos os que conseguem transformá-las em boas empresas. O negócio próprio exige, além dos dons naturais, a capacidade de gerir. Portanto, é preciso aprender a contratar, capacitar e motivar equipes, a cuidar das finanças, a produzir ou gerenciar seu próprio pessoal.

É preciso conhecer o perfil de forma bastante neutra, para entender as qualidades e deficiências e, com elas, administrar (ou não) uma empresa. Quem não é empreendedor deve se manter como empregado. Pode inclusive atingir altos postos, atuando como executivo e recebendo bons salários e benefícios.

No entanto, o negócio próprio exige carisma, capacidade de liderança e o dom de motivar equipes. Também é preciso conhecer a realidade do mercado e organizar um bom plano de negócios. Disponibilidade para aprender técnicas de administração (RH, logística, finanças, etc.) é uma característica fundamental para quem pretende se tornar um empresário. O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas – www.sebrae.com.br) oferece consultorias e cursos gratuitos para quem quer aprender a empreender e atualizar-se continuamente.

Abrir um Negócio Próprio

As Franquias

As franquias são uma boa ideia para um negócio próprio. Em geral, são marcas conhecidas pelos consumidores e os franqueadores oferecem apoio jurídico, de marketing, identificação visual, treinamento dos empregados, seleção de fornecedores, etc.

Em contrapartida, no entanto, o empresário que se filia a uma franquia tem limitado o seu poder de decisão. Não pode, por exemplo, adotar uma nova linha de publicidade, alterar os uniformes do pessoal ou, no caso de um restaurante ou lanchonete, incluir um novo prato no cardápio; deve seguir os parâmetros adotados pela franqueadora, sob pena de ter o contrato rescindido.

Dicas para Abrir um Negócio Próprio

+ Confira: As Melhores Franquias – Como Ter uma Franquia?

A revista “Pequenas Empresas, Grandes Negócios” elege anualmente as melhores franquias por segmento. Atualmente, estão no topo do ranking o Boticário (cosméticos e perfumes, mais de 3.600 lojas em todo o Brasil), Pizza Patroni (alimentação), O Rei do Mate (confeitaria), First Class (decoração e presentes), Uptime (ensino de idiomas), Livraria Nobel (lazer), Sorridents (bem estar e saúde), 5àsec (serviços de limpeza), CEBRAC (cursos profissionalizantes) e Hering Store (vestuário e calçados).

A Outer (calçados masculinos e femininos) conquistou o título de franquia emergente. Com apenas oito lojas, faturou mais de R$ 12 milhões em 2012 e pretende abrir mais dez lojas até 2017. A Tutores (reforço escolar e aulas particulares em todos os níveis e disciplinas – inclusive com informática para idosos) foi escolhida como a melhor microfranquia, com investimento inicial de R$ 15 mil.

Negócio Próprio

Responder

Seu email não será divulgado. Obrigatório preencher *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>