Franquias Lucrativas » Dicas de Franquias » Passo a Passo para uma Franquia de Sucesso

Passo a Passo para uma Franquia de Sucesso

Cada vez mais pessoas querem empreender. Com algumas dicas simples, a franquia se torna um sucesso.

Muitas pessoas nutrem o desejo de abrir seu próprio negócio. Uma franquia é uma boa opção, pois já conta com uma estrutura que amplia as chances: marcas conhecidas no mercado, identidade visual bem estabelecida (que atrai os clientes), suporte de marketing – com anúncios em jornais, revistas e outdoors – e apoio na administração (gestão contábil, financeira, treinamento de pessoal, etc.). Seguindo alguns passos simples, é possível obter bons resultados no médio prazo, com uma franquia de sucesso.

É preciso ter os pés no chão. Mesmo sendo um bom vendedor ou especialista no atendimento aos clientes, um novo negócio demanda planejamento e cuidado. Uma franquia de sucesso precisa obedecer a alguns passos. Sem eles, “uma boa ideia” pode se tornar um pesadelo em pouco tempo.

Franquia de Sucesso

Perfil Empreendedor

Em qualquer negócio – e uma franquia de sucesso se inclui entre eles – o empreendedor precisa saber lidar com o mundo empresarial: gerenciar pessoal, lidar com fornecedores e credores, contratar e renegociar empréstimos junto a bancos, etc.

Mesmo que o negócio pareça imperdível, é necessário pesquisar. Consulte outros franqueados, converse sobre os prós e contras do negócio, as limitações definidas pelo franqueador, etc. Isto é importante para prevenir surpresas desagradáveis, quando o negócio já estiver montado.

O empresário deve ter boa capacidade de inter-relacionamento, mesmo em situações críticas (como responder a reclamações ou demitir um empregado, por exemplo). Ao abrir uma franquia, conta-se com bom respaldo, consultoria operacional, etc., o que significa menor margem de riscos. Por outro lado, significa também menos liberdade de ação, já que o novo negócio – uma lanchonete ou lavanderia, por exemplo – deve refletir a filosofia de trabalho do franqueador.

Como ter uma Franquia de Sucesso

Planejamento Financeiro

O primeiro passo é calcular os custos. É preciso colocar na ponta do lápis todos os investimentos necessários. Uma franquia tem um custo inicial a ser pago à franqueadora, além dos eventuais custos com as instalações físicas, mão de obra e royalties e taxa de publicidade a serem pagos (na maioria dos casos, a parcela é mensal).

Além disto, o retorno dos valores investidos depende do sucesso do negócio, mas dificilmente é obtido antes do primeiro ano de trabalho. Portanto, é necessário ter uma reserva para pagar as contas e se manter enquanto o negócio não é rentável.

Sempre mantenha a documentação em ordem. Se necessário, contrate um escritório para assessorá-lo, ao menos nos primeiros meses do novo negócio. Mas lembre-se: tudo isto implica novos custos. Uma dica: o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa – oferece consultoria gratuita, além de vários cursos para empreendedores.

Cuidado com a sazonalidade: uma sorveteria pode apresentar bom faturamento durante alguns meses, mas, nos dias mais frios do ano, o salão ficará praticamente vazio. É preciso garantir uma provisão financeira para os tempos de “vacas magras”.

Logística de Franquia

Logística

Uma vez definido o negócio, chega o momento de escolher o ponto onde ele será instalado. Um serviço automotivo, por exemplo, não obterá bons resultados em um bairro de classe baixa, em que os proprietários de veículos lavam seus carros na garagem (ou até na rua) e fazem pequenos consertos por conta própria.

É preciso definir também a facilidade de entrega, por parte dos fornecedores, do material necessário ao dia a dia da franquia. Portanto, além de estar perto dos clientes, é preciso estar próximo das grandes vias de circulação.

O estoque é fundamental. Nada pior do que entrar em uma lanchonete, pedir um cheeseburger e um suco de laranja e descobrir que “o queijo está em falta e as laranjas acabaram”. Isto espanta os clientes. Estudar a movimentação das matérias primas e acessórios (neste caso, canudinhos, guardanapos, etc.) encanta a clientela e aumenta a lucratividade da franquia.

Responder

Seu email não será divulgado. Obrigatório preencher *

*