Franquias Lucrativas » Dicas de Franquias » Royalties e Fundo de Propaganda em Franquias – O que é?

Royalties e Fundo de Propaganda em Franquias – O que é?

As franquias são, hoje, um modelo de negócio muito procurado por empresários e pessoas em geral que querem ter o seu próprio negócio. É grande o número de franquias bem sucedidas e, com um pouco de estudo, calma e atenção ao mercado, é possível ter sucesso neste ramo.

Uma das coisas mais importantes que os futuros franqueados precisam saber é: qual a diferença entre royalties e fundo de propaganda? Estes dois termos são vitais para o sucesso da relação franqueadora/franqueado, e entendê-los é importantíssimo.

royalties franquias

Franquias: Royalties e Fundo de Propaganda

De uma maneira geral, os dois termos podem ser vistos como taxas que são cobradas pela franqueadora. A quantia que é arrecadada por meio dessas duas taxas é destinada, principalmente, para ações como pesquisas, desenvolvimento de produtos e tecnologias, capacitação de pessoal, folhetos, investimento na divulgação da marca em campanhas publicitárias, sejam elas no meio digital ou não, além de assessoria de imprensa e outros investimentos necessários.

As duas taxas (royalties e fundo de propaganda) estão previstas pela Lei de Franchising (Lei n 8.955, de 15 de Dezembro de 1994). A Lei diz que a cobrança de ambos deve estar expressamente descrita no projeto da franquia e, mais importante ainda, no contrato assinado que é firmado entre franqueadora e franqueado evitando, assim, problemas futuros. Vamos entender melhor as diferenças entre um e outro:

O que são Royalties?

Os royalties nada mais são do que um investimento que os franqueados precisam fazer coletivamente visando sustentar a operação da empresa franqueadora. O objetivo é proporcionar constante melhoria dos serviços, padrões e produtos oferecidos por toda a rede.

fundo de propaganda

O que é Fundo de Propaganda?

Já o Fundo de Propaganda é utilizado para custear o posicionamento da marca junto aos ao seu público, clientes, franqueados, investidores, consumidores e órgãos de defesa do consumidor, além dos formadores de opinião.

Normalmente, cabe à franqueadora administrar de forma compartilhada com os franqueados este fundo de propaganda, que nada mais é do que um fundo de Marketing. Franqueados e franqueadoras costumam se reunir em associações com o objetivo de discutir interesses comuns neste sentido, tomando a melhor decisão para todas as partes envolvidas.

Esta integração e decisões tomadas em conjunto entre franqueadora e franqueado são importantes, pois proporciona o fortalecimento da parceria entre eles e traz comprometimento e credibilidade para a marca.

Royalties e Fundo de Propaganda: existe uma média de cobrança?

Não! O valor cobrado pelas duas taxas depende de diversos fatores, como, por exemplo, o tamanho e os objetivos da franquia, o faturamento mensal de cada franqueado, impostos e outras circunstâncias. Normalmente, cada franquia possui a sua política neste sentido, sendo que todas estas particularidades precisam estar bem claras no contrato firmado entre as partes. Dessa forma, evita-se atritos e firma-se uma rentável e durável parceria.

Responder

Seu email não será divulgado. Obrigatório preencher *

*