Como Abrir o Próprio Negócio – 10 Dicas

Para abrir o próprio negócio e obter sucesso na nova empreitada, o planejamento é fundamental. Além de obter todas as informações sobre o mercado que irá explorar, é importante estudar também sobre os principais pontos das estratégias de marketing e financeira.

Se está pensando em se tornar o próprio chefe, este post é especial para você! Selecionamos algumas dicas de como criar o planejamento empresarial ideal para a abertura do novo negócio, todas disponibilizadas pela estilista, consultora de moda e franqueadora Maria Zeli. Confira!

Como Abrir o Próprio Negócio

10 Dicas para Abrir o Próprio Negócio

Elabore seu plano de empresa: Faça uma pesquisa profunda sobre o mercado no qual deseja atuar e descubra se haverá um bom retorno financeiro. Além disso, defina as estratégias que serão utilizadas para o lançamento do negócio.

Mapeie e controle os gastos, despesas e todos os custos: Iniciar o novo negócio com um excelente controle financeiro é imprescindível. É importante ainda sempre contar com gastos extras, os quais serão inevitáveis até a conclusão final do projeto.

Atente-se à escolha dos sócios: Os sócios devem ser escolhidos “a dedo”. Opte por companheiros que possuam a mesma visão de negócio, compartilhando dos mesmos objetivos.

Busque parcerias que entendam do ramo: Para conseguir diferenciar-se entre os concorrentes, é essencial trabalhar com colaboradores que já entendam e estejam familiarizados com o ramo escolhido e, preferencialmente, mais do que você.

Fique no olho nos valores dos investimentos: Controle e analise bem todos os possíveis investimentos de capital na nova empresa. Antes de solicitar empréstimos saiba, exatamente, qual o capital necessário.

Busque auxílio contábil: Além de abrir a empresa, o contador será responsável por dado todo o respaldo necessário quanto a taxas, impostos e tributações.

Gere lucro, garanta o retorno dos investimentos: Ao lançar um novo negócio, é importante saber que nos primeiros meses o lucro financeiro será para “compensar” todos os investimentos feitos na empresa. Uma parte dos lucros iniciais será direcionada à manutenção do capital de giro essencial. Já a outra parte será responsável pelos investimentos para a geração de alavancagem.

Como Abrir o Próprio Negócio

Uma boa opção para novos empreendedores que desejam adentrar ao mercado é o sistema de franquias. Vale frisar que todos os direitos e deveres das franquias e dos franqueados estão cobertos pela Lei Federal nº 8955, de 15 de dezembro de 1994. Uma prova de que este é um rentável negócio é a baixa taxa de mortalidade do ramo: cerca de 22% das empresas unitárias abertas decretam falência em um prazo de dois anos após sua abertura. Quanto às franquias, este percentual não passa de 1%!

+ Confira: Como Abrir Uma Franquia – Passo a Passo

Analise os citados pontos e saiba se você tem espírito empreendedor, a ponto de abrir o seu próprio negócio. Em seguida, utilize as informações e faça um planejamento completo. Estude as principais estratégias para ter sucesso em sua nova empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *