Como Abrir Uma Franquia – Passo a Passo

Ser dono do próprio negócio é o sonho de qualquer brasileiro que tenha o mínimo espírito empreendedor. Fazer os seus horários, ser seu próprio chefe e não precisar dar satisfações a superiores estão entre os motivos mais comuns apresentados pelos empreendedores aspirantes a franqueados.

Apesar de ser um setor lucrativo e com um baixo índice de falência (de acordo com o SEBRAE, apenas 15% das franquias brasileiras encerram as suas atividades antes dos 5 anos de vida), é preciso ter muita cautela, antes de ingressar no sistema de franchising.

 

Com o objetivo de auxiliar os futuros franqueados, selecionamos algumas dicas de como abrir uma franquia, sem correr o risco de se der mal no negócio. Leia nossas dicas!

Sistema de Franchising (Franquias)

Antes de tudo, é interessante saber o que é, de fato, um sistema de franquias.

Criado ainda no século 19, o sistema de franquias consiste no direito cedido por uma determinada marca ou empresa à terceiros, para que explorem e ofereçam seus recursos e serviços, bem como suas tecnologias administrativas e de negócios, à população – mediante o pagamento de taxas.

Vale salientar que o primeiro sistema de franquias do mundo foi implantado pela fábrica de máquinas de costura Singer.

abf franquias

Como Abrir Uma Franquia?

Primeiramente, é imprescindível que o futuro franqueado faça a escolha do segmento no qual deseja atuar, levando em consideração seus gostos pessoais. Não é viável, por exemplo, uma pessoa que não gosta de trabalhar à noite e em finais de semana optar por uma franquia de bares ou alimentar, por exemplo.

Para empreendedores novatos, é recomendada a escolha de franquias baratas, que exija um baixo investimento. Franquias famosas são recomendadas para empreendedores que já atuam no setor há mais tempo e, consequentemente, já são mais experientes.

Após definir o segmento, é hora de pesquisar: para saber se a franquia escolhida oferece riscos, ou ainda quais as qualidades do sistema esta análise é indispensável. Tal pesquisa pode ser feita através do site da ABF (Associação Brasileira de Franchising), pelo endereço http://www.portaldofranchising.com.br/.

infografico franquias

O terceiro passo é obter, diretamente com a empresa escolhida, todas as informações a respeito de taxas, investimentos, prazo de retorno, capital de giro necessário e, inclusive, simulação de lucros mensais e outros resultados. Com todas estas informações em mãos, já é possível se candidatar à abertura da franquia, com segurança.

+ Confira: Que Cuidados Você Deve Ter ao Escolher uma Franquia

É importante saber, ainda, que o prazo médio para que os lucros iniciem-se varia de 1 ano à 1 ano e meio após a abertura. Em meio a estes fatos, o sistema de franchising pode não ser uma boa escolha para quem busca por lucro rápido, a curto prazo.

Outro ponto essencial para ser dono de uma franquia de sucesso é ter perseverança, persistência e determinação. Afinal, é sabido que o equilíbrio entre as receitas e despesas pode levar até seis meses para surgir, dependendo do tipo de sistema de franquias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *